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Classificações:
Título:
Carnaval de 1897
Cronologia:
Nº inventário:
MRBP.DES.1470
Medidas:
Altura: 625,00 mm

Altura: 883,00 mm [Moldura]

Largura: 1.107,00 mm [Moldura]

Largura: 882,00 mm

Descrição:
Desenho aguarelado feito por Rafael Bordalo Pinheiro para o periódico “Mala da Europa: Revista Quinzenal” (nº 70, 1897). No canto inferior esquerdo, uma grande garrafa de "champagne", com o rótulo "Mala da Europa", lança três mascarados (uma Colombina, um Pierrô e um Arlequim) ao cume do Pão-de-Açúcar, onde se encontra uma elegante figura masculina. Trata-se da personificação do Carnaval carioca que recebe dos históricos carnavais de Nice, Veneza e Paris uma palma, entregue como forma de elogio. Imediatamente a seguir, desfilam as três grandes sociedades carnavalescas (Tenentes do Diabo, Fenianos e Democráticos), acompanhadas por um corso com carros de sátira social e política. O ambiente é de animação e folia, esvoaçando pelo ar serpentinas e confetti. No campo inferior da composição encontram-se inúmeras referências ao Carnaval popular de Portugal e do Brasil: o “Chéché” lisboeta e o “Zé Nabo” do Porto, o “Zé Pereira” e os “cabeçudos”, com as caricaturas do Zé Povinho, da baiana e do carioca. Esta celebração do Carnaval Carioca deixa graficamente escrita a história desta festa, desde o violento e popular Entrudo de influência portuguesa até à feição cosmopolita e elegante que foi adquirindo a partir da segunda metade do século XIX. Obra doada ao Museu, em data anterior a 1919, pelo industrial Justino Guedes, proprietário da importante “Lithographia Guedes”, onde foi impressa grande parte da produção gráfica de Bordalo (Cruz Magalhães - Catálogo do Museu Rafael Bordalo Pinheiro, Lisboa, 1919).

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Museu Bordalo Pinheiro 2021
in web Acesso online à coleção Sistemas do Futuro